• Propor por meio do fazer científico, que vai muito além da observação, da descoberta e da observação que as crianças possam comunicar, ou melhor, divulgar seus textos por meio desse livro, é garantir a construção do conhecimento, assim como a articulação com as outras áreas do saber, como a arte, a geografia, a história, entre outras.
  • Partindo da concepção de que o trabalho com ciências deve ser vivenciado de forma real e concreta e atrelado às práticas de leitura e escrita.
  • Acreditando que a leitura e a escrita é um compromisso de todas as áreas do currículo, a produção desse livro configura o compromisso do trabalho com a leitura e o letramento em sala de aula, ou seja, estimular a expressão, a linguagem e a comunicação como processo de construção de significados, enriquecendo cada vez mais a capacidade expressiva da criança. (RCNEI, 1998)
  • As situações de aprendizagem oferecidas às crianças permitiram o trabalho com diferentes conhecimentos, promovendo momentos de muitas trocas, ampliações de repertórios e diferentes aprendizagens.
  • Este livro é fruto do projeto “Bichos do Amazonas”, que visa promover a observação, a análise e o estudo das características dos bichos, estimulando a curiosidade e a pesquisa e, também, conhecer e identificar os animais da região e suas características, compreendendo como se adaptam ao meio em que vivem para desenvolver atitudes de preservação com o meio ambiente e com os próprios animais.