No início da escolaridade, brincadeiras, atividades didático-pedagógicas e a relação com os conteúdos curriculares, na maioria das vezes, passava pelas mãos, quer fosse pela montagem de quebra-cabeças, uso de blocos de montar, argila, massinha de modelar e tantos outros materiais e sucatas. Cada montagem, cada boneco modelado, cada construção realizada, vinha carregada de uma nova descoberta. Eram símbolos de uma conquista pessoal. Com o passar dos anos, essa experiência prática, lúdica e prazerosa vai perdendo espaço para os conteúdos curriculares de forma teórica, longe da prática e, em muitos casos, descontextualizados.

Dessa forma, retomar as aprendizagens por meio da prática e da experimentação e do fazer torna-a mais significativa e contextualizada. Isso é o que tem se chamado educação maker, ou hands-on.

Esta metodologia propõe atividades práticas envolvendo trabalho colaborativo, estímulo à criatividade e o desenvolvimento de empatia, além de obedecer princípios que estimulam a autonomia e o potencial inventivo, colocando o estudante no centro de seu processo de aprendizado. Atendendo estudantes da Educação Infantil ao Ensino Médio, o Caleidoscópios elaborou materiais exclusivos que possibilitam a criação de ideias e o desenvolvimento de projetos através de um ambiente inovador e diferenciado, equipado para atender a comunidade maker.

Este programa conta ainda com um material de robótica exclusivo, que alinha diferentes materiais e equipamentos eletrônicos que permitem a criação dos mais variados modelos e protótipos, para colocar em prática as criações projetadas pelos estudantes.